Iris Manuji Psicóloga

Terapia é só conversa?

A terapia por mais que pareça, não é só uma conversa. A conversa é a principal ferramenta, mas não é a terapia como um todo.

É como se a conversa fosse um ônibus, o transporte que você utiliza para percorrer o caminho. E a terapia é a viagem. A conversa nos leva a locais que ajuda o paciente a sair da postura de passageiro e tornar-se condutor dessa viagem que é a própria história de vida.

O terapeuta sempre irá ouvir o paciente de forma que consiga identificar a relação entre os comportamentos do paciente e o ambiente. O questionamento socrático por exemplo, que é a principal técnica da terapia cognitivo comportamental, tem o foco a partir da conversa colocar o paciente diante de perguntas que provocam reflexões e autoconhecimento.

Objetivos e metas em terapia:

Não a conversa aleatória em terapia. Todo comentário, descrição ou instrução, tem o objetivo de proporcionar mais clareza e autoconhecimento sobre a forma que o paciente reage no contexto em que está e o que o faz permanecer de tal forma.

Se ao se conscientizar destas questões, quiser mudar algo em sua vida, traçamos metas e objetivos que façam sentido verdadeiramente, baseado nos valores, necessidades e bem-estar do paciente.

É por essa razão que a terapia pode ser feita a partir de uma boa conversa. Pois passar por memórias doloridas, falar de assuntos importantes e se comprometer com novos objetivos, requer parceria e uma boa conversa.

E você? Já conversou com um psicólogo?

Compartilhe:
blog

Artigos Semelhantes

Endereço

R. Tomé de Souza, 145 – Michel,
Criciúma – SC, 88803-140

Segunda – Sexta
8:30 – 18:00

Contato

iris_manuji@hotmail.com

Copyright © 2022. All Rights Reserved

Desenvolvido por: HG6